Aquilo que era uma tendência virou um fato: soberania mineira na fase de grupos, que ficou com 8 das 16 vagas possíveis às oitavas, enquanto gaúchos e cariocas terminaram empatados, com 4 classificados para cada.
Outro fator que confirmou os mineiros como a grande força desta primeira edição, é quanto ao número de lideranças de grupo conquistadas, em acachapante 6 registros para a terra de Tiradentes (A - Os Fera - B - GIGANTE AZUL - D - RIO DE CRUZEIRO - E -ALTOÉSPORTE - G - CLUBE ATLÉTICO13 - H - TIOZÃO FC), contra apenas 2 do RS ( C - RFLORES - F - FC CHANANECO ) e nenhuma entre os cariocas
Pelo grupo A, OS FERA **F.C confirmou a melhor campanha entre os 32 participantes da nossa Copa Libertadores, num impressionante aproveitamento de 100%, com seis jogos e seis vitórias! Na segunda colocação, CHUCRISMO PURO não precisava mais do que um empate contra o lanterna FLUNÁTICOS para carimbar sua ida às oitavas. E foi o que aconteceu, com placar na igualdade dos 7 x 7, não dando chance alguma a SACKNIES13, que nem chegou a cumprir sua parte, que era vencer sua partida diante do líder, encerrando participação levando a segunda derrota contra o OS FERA ** F.C. No grupo B tivemos SELEBEST botando tudo a perder nestas duas últimas rodadas. Conquistando apenas 1 ponto nos últimos 6 disputados, o carioca entrou na última partida obrigado a ganhar do EC SIMON, adversário direto pela segunda vaga, mas acabou não passando de um empate, o que só interessava ao cartoleiro do Rio Grande do Sul, que terminou classificado com 9 pontos, um a mais que o eliminado SELEBEST, que chegou a terminar o turno de líder dessa parte.
Grupo C, RFlores FC fechou ciclo da fase de grupos como sendo aquele que obteve a classificação da forma mais heróica. Ele que terminou o turno com apenas 3 pontos e que nunca antes havia chegado ao menos na segunda colocação, terminou vencendo a última partida contra o REAL CAPIM, e que, aliado ao tropeço do SC ROMA ante o MARCIEL JOSÉ FLA,no empate por 7 x 7, encerrou esta primeira fase num impensável primeiro lugar do grupo. Já o SC ROMA, que completou o primeiro turno como líder da facção, com 7 pontos (4 a mais que o terceiro), entrou no sexto compromisso dependendo apenas de sí para prosseguir nas oitavas, bastando superar o MARCIEL JOSÉ FLA, o que não se confirmou, vindo a empatar por 7x7 e ficar à deriva da 3ª colocação.
No complicadíssimo GRUPO D, em que os 4 entraram vivos pela disputa das duas primeiras vagas, RIO DE CRUZEIRO teve mais sorte do que competência, ao confirmar a primeira colocação nos "D" com um simples empate, contra o VIKINGS FNG, e apenas 9 pontos no geral, encerrando a primeira fase como o líder de grupo com menor número de pontos somados. O segundo colocado é o mesmo que empatou com o RIO DE CLUZEIRO, o VIKINGS FNG, que só passou pq BAFULINOS FC perdeu a partida pro EC SERRA GAÚCHA, vindo a se classificar pelo critério de saldo de gols.
Grupo E, cujas vagas já estavam decididas e que a única coisa em jogo era pela primazia do grupo, quem terminou melhor foi o ALTOÉSPORTE,que venceu seu adversário direto, BALADEIROS FC, pelo placar de 8 x 6, determinando uma oitavas em confronto direto com o segundo colocado do grupo F, Hullk F.C, enquanto o o BALADEIROS vai encarar o gaúcho FC CHANANECO, que terminou com a segunda melhor campanha da fase de grupos, ao confirmar a quinta vitória na copa, dessa vez contra o LAZAROTTIMOS FC, por 9 x 8.
No Grupo G, CLUBEATLÉTICO13, que foi para última rodada a passeio, visto já estar classificado, ainda teve fôlego para atrapalhar a vida do UNIDOS DA NIKE, que precisava desesperadamente da vitória, o que acabou não acontecendo, vindo a partida terminar em 8 x 8, o que beneficiou MENGÃO BALADEIROS a obter a dramática segunda vaga ante o empate contra o MASTERFLA em 8 x 8.
No H, enquanto TIOZÃO FC fazia amistoso no empate contra o lanterninha TARARACA FC, C.R FLAMENGO e PALADINO entraram na arena com os mesmo s7 pontos na tabela de classificação e mesmo número de vitória (2), com uma pequena margem de vantagem ao C.R FLAMENGO, que contava com um gol de saldo a mais que o adversário (42 contra 41). Diante disso, o rubro-negro carioca acabou levando a melhor, no empate de 8 x 8 contra o mineiro PALADINO, avançando às oitavas para enfrentar o capo CLUBE ATLÉTICO13, líder do grupo G.
Agora partiremos para a segunda-fase, que é o mata-mata a partir das oitavas, onde cada fase será decidida em dois jogos, cujos critérios são, na ordem: número de pontos, saldo de gol, pontuação na fase de grupos e, por último, pontuação total durante todo o turno da temporada de 2019 (primeiras 19 rodadas do ano), lembrando que o chaveamento foi distribuído de acordo com a fórmula divulgada no início da disputa, a saber:
Com base nesta fórmula, publicamos abaixo a classificação final de cada grupo, bem como o histórico de jogos até aqui realizados, seguidos da tabela de confrontos da segunda fase (mata-mata em dois jogos):
Nenhum comentário:
Postar um comentário